terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Melhoria Contínua...


Para a IBERSAN, é uma honra receber a sua visita.

Informamos que as novidades sobre a IBERSAN e o GRUPO CCPA 
podem ser visualizadas a partir de agora diretamente em nosso site.

Visite-nos!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

IBERSAN traz ao Brasil especialista europeu em Avicultura

 
No mês de Novembro de 2015, a IBERSAN trouxe ao Brasil o Sr. Nicolas Hubert, especialista da divisão de avicultura do grupo.

Durante sua estadia no país, o Sr. Nicolas visitou propriedades rurais de diferentes portes e graus tecnológicos, visando identificar os principais problemas dos avicultores de postura e engorda e condições de manejo aqui no Brasil, fazendo um comparativo com as soluções desenvolvidas pelo grupo para produtores em toda a Europa, África, Oriente Médio, Ásia e América Central. A agenda contemplou ainda visitas a fábricas de ração e cooperativas, para estreitar laços técnicos e comerciais.



Tal visita faz parte da estratégia da IBERSAN para o lançamento de sua linha de aditivos inovadores nos segmentos de aves, ruminantes e suínos, dando respaldo ao laboratório próprio e à equipe de mais de 60 pesquisadores para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos adequados à realidade do Brasil.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

VERÃO HISTÓRICO COLOCA GRANJAS DE AVICULTURA EM RISCO

As expectativas de um verão recorde, aliadas a fenômenos do El Niño para o verão 2015-2016, são um fator de preocupação e alto risco para as granjas de avicultura em todo o Brasil, uma vez que o calor extremo compromete o desempenho dos animais e aumenta significativamente os índices de mortalidade. 
 
Soma-se a isso o fato que de há um alto número de granjas brasileiras que não possuem sistemas de climatização, o que poderia mitigar parcialmente esta onda de calor e seus impactos.

Diante das previsão de um dos verões mais quentes da história  do nosso país, a avicultura tende a sofrer com as mudanças climáticas. Com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C, os meteorologistas preveem que os termômetros possam atingir até 4°C acima da média em todo o país.

E, como a primavera registrou calor intenso em diversas regiões, é necessário se preparar para temperaturas ainda mais altas. Isso ocorre devido ao aquecimento global e ao intenso fenômeno El Niño, que de acordo com a Organização Meteorológica Mundial é um dos quatro mais quentes dos últimos 65 anos.
Como os animais adultos são sensíveis a altas temperaturas e apresentam elevada mortalidade acima de 38°C de temperatura ambiente, o estresse térmico é responsável por grandes perdas no rendimento de francos, impactando em aumento da mortalidade e redução do peso corporal, além de queda no consumo e, por consequência, queda na produtividade.

Mesmo o avicultor que já possui as instalações adequadas, deve ter atenção a este ponto, uma vez que a matriz energética de nosso país está amplamente comprometida, e a correta ambiência das granjas depende do fornecimento energético correto.

Fica então a questão: como os avicultores podem se preparar e reagir a essas altas temperaturas? Como atuar preventivamente para reduzir as perdas financeiras?

Fale com um representante IBERSAN e conheça nossas soluções para o Estresse Térmico de aves, ruminantes e suínos!

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Nosso laboratório evoluiu...


O laboratório Deltavit, que faz parte do Grupo CCPA, é o maior laboratório privado da França especializado e voltado exclusivamente para análises de nutrição animal.

Para fortalecer ainda mais seus negócios e capacidade, nosso laboratório consolidou uma parceria com um de nossos maiores clientes, tendo como resultado uma nova empresa:
ARTEMIS Laboratory

Esta associação,  reforça a capacidade de análise, desenvolve novas competências e otimiza os custos, consolidando nossa equipe existente
de especialistas. Ganhamos ainda em sinergia para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, análises de nutrição, análise e diagnóstico veterinário e, principalmente, em missões e consultorias especializadas na França e no exterior.

Saiba mais sobre o ARTEMIS Lab:
. área de trabalho de 1.400 m² dedicados exclusivamente ao setor animal
. especialista em nutrição e saúde animal
. líder e referência mundial em análise de nutrição animal
. mais de 50 mil amostras processadas anualmente

Grupo CCPA na Dawajine 2015 - Marrocos

O Grupo CCPA marcou presença com estande na 18ª exposição Dawajine 2015, que aconteceu entre os dias 24 a 26 de Novembro de 2015 em Casablanca, no Marrocos.

O evento é promovido pela Federação Interprofissional do Setor Avícola (FISA) de Marrocos.

Nesta oportunidade, o Grupo CCPA apresentou as diversas soluções e produtos baseados em sua fitoexpertise, com enfoque em vários problemas das explorações avícolas. Estas soluções já estão disponíveis também no Brasil, através da IBERSAN, subsidiária do Grupo CCPA.

sábado, 5 de setembro de 2015

PRIMWATER - A importância da água osmosificada


“... a MILAGROSA que ajudou a levar
os meus nascidos totais acima de 16 de média...”

Assim é a definição que o Sr. José Valter - suinocultor do estado de Goiás  - utilizada para referir-se à PRIMWATER, a água osmosificada da IBERSAN

Além de todos os demais processos (análise visual e microscópica da qualidade do sêmen, boa alimentação dos machos e das fêmeas e as condições fisiológicas e de higiene), sem dúvida a utilização de água com grau de pureza é de fundamental importância para o sucesso do processo da inseminação.

A PRIMWATER, água osmosificada da IBERSAN, é obtida através do processo de osmose reversa, tendo como resultado uma água livre de sais e com a máxima pureza. 
 
Sem dúvida, o Sr. José Valter está certo em sua afirmação, visto que com a utilização da água adequada, ele consegue obter os melhores resultados de seu plantel e dos processos de inseminação artificial!


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

THERMOTOOL IBERSAN é destaque na revista ALL ABOUT FEED

O aplicativo para gestão simplificada das condições de stress térmico THERMOTOOLTM, desenvolvido pelo Grupo CCPA (controlador IBERSAN) é destaque em uma das mais conceituadas mídias mundiais de nutrição e produção pecuária: a revista All About Feed.



O THERMOTOOLTM foi matéria de capa da publicação de nutrição de Agosto/2015, na qual a empresa visa a facilidade que o aplicativo gera para que os produtores rurais possam identificar e avaliar os níveis de risco do stress térmico em suínos, bovinos (leite e corte) e aves.

Baixe o THERMOTOOLTM (disponível para Android e na Apple Store) e conheça as soluções exclusivas que a IBERSAN apresenta para o controle do stress térmico.

IBERSAN
Our Expertise, Your Efficiency

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Novidade! THERMOTOOL - O aplicativo para a gestão do stress térmico na pecuária

Os animais são muito sensíveis à temperatura ambiente e grau de humidade. Durante os períodos de calor, eles estão sujeitos ao estresse térmico, que pode afetar não só a sua saúde e bem-estar, mas também a sua performance de crescimento e produção e, assim, levar a consideráveis perdas econômicas para os agricultores.

Para reduzir o impacto do estresse térmico, oferecemos aos nossos clientes um programa completo anti-stress térmico, além de um software de gestão online das condições do seu plantel. Consulte nossa equipe técnica!


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Representação IBERSAN || Pará de Minas e região


Além de diretor, também é estrela da TV!

Além de Diretor Técnico Comercial da Divisão de Suínos, 
o nosso parceiro Randal Gomes dos Santos agora também é estrela da TV!

Parabéns Randal!


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pesquisa revela que carne suína está ganhando a preferência do consumidor

Com a alta do preço do boi, o brasileiro tem preferido explorar o sabor da carne suína




O consumidor vem se surpreendendo a cada ida ao mercado com a alta do preço de alimentos que fazem parte do dia a dia do brasileiro. A saída, muitas vezes, é deixar de comprar o produto ou substituir por opções com valores mais atraentes para o bolso. De acordo com levantamento realizado pela Dunnhumby, muitos consumidores estão deixando a carne bovina nas gôndolas e optando por cortes da proteína suína para levar para casa.

A consultoria realizou a análise com dados de compras de 22 milhões de consumidores e estima que 24% dos brasileiros migraram para outras categorias de carne neste segundo semestre. A carne suína tem ocupado o topo das preferências, sendo a primeira opção para 41,5% destes consumidores.

Além do preço mais atrativo, o que também tem chamado a atenção dos brasileiros na hora de fazer as compras são as diversas opções de cortes de partes nobres, como o filé mignon e a picanha, por um preço bem mais acessível. A pesquisa mostrou também que os consumidores das classes A e B preferem levar outras proteínas animais a optar por cortes mais baratos do boi.

A coordenadora do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), Lívia Machado, credita esta preferência pela carne suína ao trabalho de conscientização feito em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e as 16 entidades regionais filiadas. Além disso, o varejo se adaptou às demandas dos consumidores, oferecendo cortes porcionados e que atendem às necessidades do cotidiano dos brasileiros.

“Acreditamos na qualidade da carne suína e o trabalho desenvolvido até aqui tem mostrado que muitas pessoas estão conhecendo e escolhendo cada vez mais esta proteína que é a carne do equilíbrio, porque reúne sabor, saúde, praticidade e custo-benefício”, avalia a coordenadora. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, acredita que o atual momento econômico é uma oportunidade para a população brasileira conhecer a carne suína. “Estamos em um momento de fazer escolhas inteligentes e investir em uma carne rica e versátil como a suína. Temos tudo para conquistar mais espaço no mercado”, analisa.

Fonte: ABCS

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Aditivos para Vacas Leiteiras: o que a literatura científica está nos dizendo




Este artigo, produzido pelo PhD Marcelo Hentz Ramos, diretor do 3rlab e consultor da Rehagro, trata do uso de aditivos e óleos essenciais em experimentos em diversos países, visando otimizar a produção leiteira.

Durante a última reunião da sociedade americana de pesquisadores de vacas leiteiras que aconteceu em Kansas em julho passado, vários pesquisadores apresentaram experimentos recentes com o objetivo de testar a utilização de aditivos e seus efeitos em vacas leiteiras. Durante o mesmo período a revista americana Hoads Dairyman fez um levantamento sobre a utilização de aditivos em fazendas comercias americana (tabela 1). Vamos discutir alguns experimentos de grande impacto na indústria leiteira mundial.

Utilização de leveduras
Pesquisadores do Miner Institute utilizaram 60 vacas holandesas com adição de 0, 3 ou 5 gramas/vaca/dia de levedura. Vacas possuíam média de 46 kg de leite com 3.9% de gordura e 3.2% de proteína. A eficiência alimentar (quilos de leite por quilos de matéria seca) foi maior com a adição de 3 gramas de levedura, 1.69 vs. 1.64). A adição de leveduras aumentou a produção de ácidos graxos voláteis, principalmente acéticos e butírico. Notamos neste experimento que a fermentação ruminal e a eficiência alimentar melhoraram com a adição de leveduras. Neste estudo a melhora na conversão alimentar resultou e um benefício de R$0,55/vaca/dia

DCAD positivo para vacas em lactação
Pesquisadores da Universidade da Georgia alimentaram 25 vacas holandesas com 250, 375, 500 ou 625 miliequivalentes por kg de matéria seca da dieta para determinar um nível ideal de DCAD (diferença cátion aniônica). Para aumentar o DCAD pesquisadores utilizaram carbonato de potássio como fonte de potássio. O consumo de matéria seca aumentou com o aumento do DCAD (tabela 2). A eficiência alimentar ideal foi determinado em 442 meq/kg. Importante notar neste experimento que fazendas comerciais americanas já estão utilizando o DCAD para vacas em lactação e não para vacas secas como utilizamos tradicionalmente. Uma grande oportunidade de DCAD positivo é na presença de stress térmico, pois nestas situações os animais perdem muito potássio.

Estimulador do sistema imune
Novamente pesquisadores da Universidade da Geórgia sumarizaram uma grande quantidade de informações sobre a utilização de um aditivo com o objetivo de melhorar o sistema imune. Foram utilizados 427 rebanhos totalizando 273.796 vacas que receberam ou não 56 gramas do aditivo. Houve uma redução de 24% de casos de mastites, 28% no número de abortos, e 33% de vacas mortas quando comparado a rebanhos que não receberam o aditivo. Em adição, rebanhos que receberam o aditivo produziram 0,5kg de leite/vaca/dia a mais.

Óleos essenciais
Pesquisadores Israelenses desenvolveram dois experimentos com o objetivo de comparar o efeito da adição de óleo essencial durante quatro meses. Houve um aumento na produção de leite com a utilização de óleos essenciais (42 kg vs. 39,5 kg para vacas que receberam óleo essencial e controle, respectivamente). Não houve diferença no consumo de matéria seca, o que implica em melhora na eficiência alimentar dos animais que receberam óleo essencial. Contagem de células somáticas (CCS) foi menor em vacas que receberam óleo essencial (242.000 vs. 306.000, para vacas que receberam óleo essencial e controle, respectivamente). Podemos concluir que a utilização de óleos essenciais pode aumentar a produção de leite com melhora de saúde animal.

Estes foram alguns experimentos importantes apresentados no Congresso. Proprietários devem discutir com seus nutricionistas a aplicação dos mesmos nas suas fazendas com o objetivo de aumentar a lucratividade do sistema.





Fonte:  https://3rlab.wordpress.com/2015/04/06/aditivos-para-vacas-leiteiras-o-que-a-literatura-cientifica-esta-nos-dizendo/, acesso em 08/04/2015. Reprodução com autorização do autor. Todos os direitos reservados.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Visita de especialista europeu da IBERSAN é destaque na imprensa

A visita do Sr. Emilien Dupuis, chefe do departamento de ruminantes da IBERSAN / Grupo CCPA, foi destaque na imprensa local nesta semana.

A visita faz parte da estratégia da IBERSAN para o lançamento de sua linha de aditivos inovadores nos segmentos de ruminantes, aves e suínos e, durante o contato do Sr. Emilien diretamente com produtores rurais, cooperativas e fábricas de ração e premix, pode-se constatar os produtos mais adequados para comercialização no Brasil, dentre um leque de mais de 1.000 produtos já desenvolvidos e validados em diversos países.

Em destaque, segue abaixo matéria publicada sobre a visita no jornal O Presente Rural:


IBERSAN traz ao Brasil especialista europeu em Ruminantes

 Nos meses de Março e Abril de 2015, a IBERSAN trouxe ao Brasil o Sr. Emilien Dupuis, especialista e chefe da divisão de ruminantes do grupo.

Durante sua estadia no país, o Sr. Emilien visitou propriedades rurais de diferentes portes e graus tecnológicos, visando identificar os principais problemas dos produtores de leite e condições de manejo aqui no Brasil, fazendo um comparativo com as soluções desenvolvidas pelo grupo para produtores em toda a Europa, África, Oriente Médio, Ásia e América Central. A agenda contemplou ainda visitas a fábricas de ração e cooperativas, para estreitar laços técnicos e comerciais.
 
 
Tal visita faz parte da estratégia da IBERSAN para o lançamento de sua linha de aditivos inovadores nos segmentos de ruminantes, aves e suínos, dando respaldo ao laboratório próprio e à equipe de mais de 60 pesquisadores para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos adequados à realidade do Brasil.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Revista All About Feed - Holanda

O Grupo CCPA, controlador da IBERSAN, é destaque na edição 23 de Março de 2015 da publicação holandesa All About Feed, com uma matéria completa sobre o lançamento da nova identidade corporativa do grupo e os lançamentos de novos produtos.


Dentre os diversos pontos mencionados na reportagem e na entrevista ao CEO do grupo, Sr. Jean-Jacques Blain, destacamos o foco na diferenciação e na vanguarda na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. 

Muito importante também é o destaque que a reportagem dá ao projeto ambicioso do grupo, que desde 2004 investe no desenvolvimento de soluções nutricionais que minimizem o uso de antibióticos, buscando um equilíbrio em termos de resultados técnico-financeiros, preservando a saúde dos animais. E uma prova visível dos resultados é o fato do grupo ter sido selecionado desde Dezembro de 2013 para fazer parte do ambicioso consórcio de 22 empresas no projeto ProHealth (o maior da história da União Européia), que visa explorar meios e soluções para melhorar a qualidade de monogástricos, com melhor qualidade de produção e redução no impacto ambiental, pautado na viabilidade econômica para a atividade rural.

Ainda, outros pontos de destaque citados na reportagem seguem abaixo:

.fazenda experimental própria para validação de resultados;
.uma das maiores estruturas de pesquisa aplicada da Europa;
.teste de mais de 720 rações por ano, de diversas espécies;
.fábrica própria de premix e aditivios, com produção anual de 38 mil toneladas;.total precisão e rastreabilidade de seus processos produtivos; 
.mais de 1.800 produtos diferentes fabricados por ano;
.laboratório próprio, um dos únicos na França dedicados exclusivamente à nutrição animal;

Esta busca incessante pela vanguarda no desenvolvimento de produtos é o foco do grupo, buscando soluções viáveis e rentáveis para seus clientes.

O artigo pode ser lido na íntegra no link abaixo:
CCPA Group develops itself further - Revista AllAboutFeed - Holanda - Março/2015 
 


segunda-feira, 2 de março de 2015

Revista Suinocultura Industrial


A IBERSAN é destaque na edição 262 da revista Suinocultura Industrial, com o release do lançamento da nossa linha de nutrição para aves, suínos e ruminantes.


Os diferenciais competitivos dos produtos, alto grau tecnológico e de inovação, e a expertise do Grupo CCPA (França) foram ressaltados pela revista nesta edição, o que nos orgulha e nos motiva em estar sempre à frente do nosso tempo.

Na foto,  em destaque um dos prédios da planta fabril própria localizada na cidade de Janzé, na França, de onde originam vários dos produtos comercializados no Brasil.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

VIV Ásia 2015

O Grupo CCPA convida-o 
para a exposição VIV Ásia



Convidamos você a visitar o stand do Grupo CCPA e encontrar nossa equipe na exposição VIV Ásia, que ocorrerá em Banguecoque, capital da Tailândia, entre os dias 11 e 13 de Março de 2015!

Estaremos no stand número H039, salão 102, pavilhão França.

Contamos com sua presença.